Para exigir a UGI que cambie sede de la Conferencia Regional 2011

Ronald Abler
Guest

/ #11 Situação e Site da Conferência Regional da UGI 2011

2011-02-11 21:34

O convite para organizar uma Conferência Regional em Santiago, no Chile, foi feito pelo Instituto Geográfico Militar do Chile, a organização membro da UGI Chile. O comité executivo da UGI aceitou este convite em Maio de 2008 e anunciou o local desse encontro após da Assembleia Geral da UGI em Tunes em Agosto de 2008. A UGI e o Comité de organização local da conferência têm publicitado largamente os planos de realizar o encontro em Santiago na Escola Militar do Exército desde que a UGI aceitou o convite do Chile.

O comité executivo presente e passado da UGI têm desde há muito estado preocupados com a participação limitada nos assuntos e em encontros da UGI por parte de geógrafos da América do Sul. Desde o primeiro congresso geográfico em 1871, apenas um congresso (Rio de Janeiro em 1956) e três conferências regionais (Havana em 1995, Cidade do México em 1966, e São Paulo em 1982) se realizaram na região. Uma pequena conferência com participação limitada realizou-se sob os auspícios da UGI em Havana em 2005. Para além dos poucos encontros da UGI que se têm realizado na América Latina, comparativamente poucos geógrafos latino americanos têm participado em encontros da UGI noutros locais, ou são membros de comissões da UGI. Assim, o comité executivo da UGI ficou extremamente contente por receber um convite para se encontrar em Santiago.

É importante compreender que apesar dos congressos e conferências da UGI serem chamados encontros UGI, a UGI em si mesma tem apenas uma pertença ténue em cada conferência e congresso. A UGI não está em posição de fornecer apoio financeiro para estes encontros; todos os fundos necessários para cada encontro são angariados pelos comités locais de organização. Essencialmente por essa razão, bem como pela impossibilidade de seleccionar os locais específicos de encontro em cidades que não conhecemos bem ou mesmo de todo, os membros do comité executivo da UGI dependem largamente do julgamento de cada comité local de organização para essa escolha. Nos momentos em que tem havido diferenças de opinião entre a UGI e o comité de organização local no que diz respeito ao local a ser usado para o encontro da UGI, o comité de organização local tem prevalecido porque esse é o grupo que paga as contas e que assume os riscos de perdas financeiras caso a participação no encontro fique aquém das expectativas. Os congressos da UGI e as conferências regionais são fortemente subsidiadas pelos países e comités que as organizam, o que em muito coloca a UGI na posição de convidada cujo convite custa aos seus anfitriões uma quantia apreciável e muito trabalho.

O comité executivo da UGI respeita as razões pelas quais algumas pessoas possam objectar à realização de encontros em alguns países ou em lugares específicos, mas a UGI não está – como organizadora convidada – numa posição de rever compromissos que foram feitos há dois ou mais anos e que se mostraram funcionais no passado: A Associação Cartográfica Internacional realizou o seu congresso em Santiago em 2009 na Escola Militar do Exército onde a UGI se encontrará em Novembro. Eu participei nesta conferência, que foi bem organizada, produtiva, cientificamente robusta, e convivial. Estou certo de que as mesmas condições prevalecerão para o encontro da UGI.

As questões que foram levantadas nas últimas semanas sobre a realização da conferência da UGI sob os auspícios militares e acerca do papel do Instituto de Geografia Militar como membro da UGI estão fora do alcance da UGI. A UGI está impedida, pelos seus próprios documentos de governo, de interferir com os assuntos internos das comunidades geográficas dos países membros. Qualquer alteração dos arranjos existentes relacionados com a filiação do Chile na UGI deve originar no Chile e não na UGI.

Os membros do comité executivo da UGI pedem para que considerem os factores acima descritos na apreciação das questões que vocês ou outros colegas têm levantado no que diz respeito à localização, local de encontro, e patrocínio da conferência regional da UGI 2011. Em particular, solicitamos que visite o Web site da conferência (http://www.ugi2011.cl/) e registem a composição dos vários comités da conferência e os relatórios das reuniões tidas com os geógrafos chilenos e latino americanos. Os membros do exército chileno estarão certamente presentes em Novembro, mas não terão de modo algum predomínio ou influência na composição do programa científico do encontro.

Como a UGI respeita as vossas opiniões e escolhas, esperamos que possam compreender os constrangimentos sob os quais a UGI opera no planeamento das suas conferências e congressos, e que avalie o compromisso da conferência de 2011 no contexto dos seus méritos intrínsecos. Esperamos ver-vos em Santiago, mas caso optem por não vir, considerem juntar-se a nós em Colónia em 2012.

Ron Abler, Presidente